O iSupport Português foi reproduzido do programa iSupport for Dementia, Versão 1.0, da autoria da Organização Mundial de Saúde (OMS), Direitos de autor (2018). Este programa foi adaptado e traduzido com a autorização da OMS pelo Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), em parceria com a Associação Alzheimer Portugal e com o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Estas entidades empenharam-se em adaptar o iSupport à população Portuguesa com o propósito de disponibilizar aos cuidadores informais uma ferramenta de apoio, assim como de desenvolver investigação que possa ser usada em prol dos cuidadores informais de pessoas com demência.
O Departamento de Ciências do Comportamento do ICBAS-UP é constituído por um grupo interdisciplinar que abrange áreas diversificadas como a Biologia do Comportamento, a Psicologia, a Psiquiatria e a Gerontologia. A equipa deste departamento tem inúmeras atividades de ligação à comunidade que incluem, entre outras, programas de formação e consultadoria em serviços para pessoas idosas e serviços de consulta de gerontologia e psicologia através do Centro de Atendimento para pessoas de 50 ou mais anos de idade (CA50+).
A Associação Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. É a única organização em Portugal de âmbito nacional especificamente constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. O grande objetivo da associação é o de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, no respeito absoluto pelos Direitos Fundamentais à Liberdade e à Autodeterminação, promovendo a sua autonomia e o seu envolvimento social.
O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) é uma grande Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sediada na Universidade do Porto, cuja missão é encontrar respostas e soluções, no curto prazo, para problemas de saúde concretos, sem nunca perder de vista a relação custo/eficácia. O CINTESIS tem 46 instituições parceiras e polos em 6 instituições de Ensino Superior (Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira e Escola Superior de Enfermagem do Porto). O centro agrega mais de 600 investigadores, em 24 grupos de investigação.